dimanche 28 juin 2009

Samuel Cruz a Presidente, Seixal, Portugal


MENSAGEM ENVIADA POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DE CANDIDATURA A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DO SEIXAL
(a ser lida na cerimónia de lançamento da candidatura, 29 junho 2009, 19H, Quinta da Fidalga, Seixal)

Ao amigo e companheiro
Samuel Cruz;
Aos amigos e cabo-verdianos
do Seixal, Portugal

Nesta ocasião especial, gostaria de enviar, directamente da cidade da Praia, esta brevíssima mensagem, a todos os cabo-verdianos do Seixal e, particularmente, ao meu amigo e companheiro SAMUEL CRUZ, colega de Universidade e de Curso, desde muito cedo brilhante dirigente associativo e político, com muito futuro para dar, ao Seixal e a Portugal.

As largas milhas que me separam neste momento da Quinta da Fidalga, uma ou duas horas de diferença no fuso horário, são apenas barreiras físicas e temporais. Sinto que, neste preciso momento, temos coisas
em comum, pelo menos, Uma Pessoa e alguns Motivos.

Há pessoas que, cedo, revelam a arte para que estão predestinadas. Nos cerca de cinco anos que convivi com o Dr. Samuel Cruz, se há coisa que tenho por certa é a de que a arte dele é fazer política. Fá-lo naturalmente, com gosto e talento, às horas que for, pelo tempo que for. Corre por gosto e por vocação de ser lider, antes de mais. O seu percurso de líder associativo na Universidade e na Academia de Lisboa, foi ímpar, variado, dedicado. O destino de presidente lhe é familiar. Presidente de associação de estudantes na Universidade, Presidente de federação de associações de estudantes, presidente, presidente, presidente…

A liderança é a mesma arte, no início ou no meio da carreira, quem sabe não a esquece, pelo contrário, desenvolve-a. Mesmo à distância, acompanho o percurso brilhante do nosso vereador e candidato RUMO AO BOMBORDO. Ele tem tudo do seu lado, para ser o próximo Presidente da Câmara do Seixal. Do vosso lado, apenas deixou a decisão, a escolha. Essa vão ser vocês a tomar, do resto tratou ele, com mestria e sabedoria de campeão: tem a visão, está na idade ideal, tem energia, tem novas ideias, tem a nova geração com ele, e tem quatro anos de caminho feito na Câmara Municipal.

Porém, a minha mensagem, não se esgota na Pessoa. Sinto que tenho Motivos comuns convosco, com o Presidente Samuel e com o Seixal. Em primeiro lugar, porque, cá para mim e para nós cabo-verdianos, Cabo Verde já perdeu a conta das ilhas que têm. Tem estas Dez, no Atlântico, e mais outras quantas comunidades (ilhas) de cabo-verdianos no Mundo. Nesse sentido, o Seixal, é Portugal, mas é também Cabo Verde, mais uma das nossas ilhas: a Ilha do Seixal. Em todas as nossas ilhas, viver cada dia-a-dia é terefa árdua, que exige trabalho, engenho, luta, poupança, investimento, sacrifícios e um combate contínuo à pobreza material ou intelectual, pela dignidade de cada pessoa humana e de cada cabo-verdiano. Sei que a ilha do Seixal não foge à regra nesse aspecto. Sei que, muitos companheiros nossos vivem ai em situações difíceis de pobreza e insegurança.

A eles deixo uma saudação de coragem, porque sei que o cabo-verdiano e o português, mesmo nas dificuldades, são povos de luta, de trabalho, de dignidade e de conquistas. Ao Presidente Samuel, peço para que tenha uma atenção especial à comunidade cabo-verdiana da Ilha do Seixal. Para que, juntos, possam erguer o Seixal do futuro, a ilha do futuro.

Não me restam dúvidas: o Futuro já tem um nome, já tem uma cara, já tem ideias novas, tem talento, só falta colocar a CRUZ (inha) em SAMUEL, para Presidente.

Viva ao Seixal do futuro
Viva Portugal
Viva Cabo Verde

Praia, 28 de Junho de 2009

Milton Paiva

2 commentaires:

Alex a dit…

Andava eu a procurar informações sobres os candidatos a presidente da minha bela terra, e dou de caras com este blog... abro-o... e qual não é o meu espanto qd vejo que é do belo Milton que de Cabo Verde a Paris, passando aqui pelo Seixal, e sabe-se lá mais por onde, está sempre presente!

Quem diria.... de tão longe para aqui... que boa surpresa!

Um grande Abraço com saudades verdadeiras,

Do contrecomiteniano Alex, RAG 2004/2005.

PS. Agora venho aqui mais vezes...

Unknown a dit…

Milton,

Passei por aqui para te deixar um grande, grande abraço de agradecimento pela lindissima mensagem, pelo forte apoio e estímulo.
Um Grande Bem Haja,